NÓTULAS IUSNATURALISTAS: UM MODO ANÁLOGO DE PANDEMIA, A DA IRRACIONALIDADE (Sequitur)

Instalou-se na hora presente uma dinâmica antitética (pode dizer-se que) universal: uma pandemia de irracionalidade.

Complexas teses conspiracionistas escoradas em fundamentos conjecturais enfrentam o que se pode chamar de ideologia da vassalagem alicerçada no abuso semântico do termo “ciência”.

Ao passo em que, de um lado, está a clave emblemática resumida, por seu caráter gráfico, em que o trumpismo soe como um redivivo sebastianismo; já, de outro lado, está a cumplicidade resignada diante de um impositivo pensamento uniformista, sob a escusa de um seu (suposto e autoproclamado) caráter científico.

Ideologias ambas essas coisas: ali, a ideologia futurista, sempre lançada ao “cras, cras” –amanhã, amanhã; a outra, a ideologia do avassalamento, a da “lei do soldado” (lei é lei…pouco importa o que mande).

Não será por acaso que, apartando-se da relação mais fiel com a realidade das coisas, essas correntes escolham preferir, em muitos de frequentes seus confrontos, argumentos baculínicos e “ad hominem”: lacaios vs. negacionistas; vassalos vs. egoístas; socialistas vs. direitistas; liberais vs. comunistas; extremas isto vs. extremas aquilo (como se os centristas não fossem, eles próprios e de algum modo, uma sorte de ecletismo extremo; pois é: o médio da virtude não é a mediocridade).

Mas a realidade da vida segue seu curso com independência dos sonhos sebastianistas e, não menos, a despeito das nem sempre felizes interferências tidas por científicas, nunca se soube que um só iota da história se tenha desviado da razão e vontade de quem a governa desde a eternidade.

Faria bem a nós todos, nesta hora, ler e reler o mais grandioso dos romances históricos, “Os noivos” (“I promessi sposi”), de Alessandro Manzoni.

Gustav Radbruch (1878-1949) que, rompendo publicamente com o normativismo, referiu-se à “lei do soldado”, a que se observa sempre, não importando o que disponha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s